Página Inicial Entre em Contato
 
F L O R A.. E ..FA U N A
  CAPIVARA

Capivara Hydrochoerus hydrochoeris

ORDEM: Rodentia FAMÍLIA: Hydrochaeridae

NOME CIENTÍFICO: Hydrochoerus hydrochoeris NOME COMUM: Capivara (Brasil e Paraguai)

ORIGEM: Mamífero, roedor, típico da América do Sul. Animal silvestre, de caça. Mas sabe-se que foi criado desde tempos imemoriais como bicho de estimação por antigas tribos indígenas. Seu nome em tupi-guarani, significa "comedor de capim".

PREDADOR NATURAL: Onças, jacarés e piranhas. DENTIÇÃO: Seus incisivos são gigantescos e medem, cada um, mais de 1 cm de largura, na superfície cortante. Os incisivos crescem sem parar e podem medir até 7 cm se não forem desgastados, coisa que a capivara consegue mordiscando pedras e troncos de árvore.

PELAGEM E APARÊNCIA: escassa e grosseira, e acastanhada, com reflexos escuros e avermelhados. Tem quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras, dedos unidos por uma membrana, o que faz dela uma ótima nadadora. Olhos, orelhas e narinas em linha: quando nada, a capivara mantém apenas essa parte da cabeça acima da flor d'água. Possui muito fôlego e é capaz de ficar sem respirar por 5 minutos ou mais.

PESO AO NASCER: cerca de 2kg PESO DE ADULTO: 60 kg, em cativeiro, este peso pode ser bem maior TAMANHO ADULTO: 1 a 1,30 m de comprimento e 0,50m de altura

HABITOS: vive em manadas e tem hábitos noturnos. De manhã descansa na sombra, à tarde gosta de nadar e à noite sai para alimentar-se. O grupo anda sempre em trilhas fixas, caminhando em fila, um com a cabeça sobre a anca do outro. Parada, adota um postura incomum entre os mamíferos: fica sentada, como o cão. Em terra é lenta, por isso, nunca se afasta dos rios ou lagos, onde convive bem com bois, cavalos ou mesmo jacarés (perigosos para os filhotes)

ALIMENTAÇÃO EM LIBERDADE: A capivara se alimenta quase exclusivamente de capinas e prefere grama curta, porque seus dentes permitem cortar folhas e talos bem rentes ao solo. Na água, gosta de mergulhar e comer algas que crescem nas pedras. Sempre que seu habitat natural sofre alguma alteração, costuma também invadir plantações, principalmente milharais e canaviais. Não se aventura, porém, a afastar-se por mais de 3 km do habitat.

Voltar à Página Inicial Página Inicial Voltar ao topo!
© 2006 - 2014 - CANTO DAS ÁGUAS IMÓVEIS - TODOS OS DIREITO RESERVADOS - Desenvolvido por